segunda-feira, 2 de maio de 2016

Torres de alta escala


A Torre de Antena de TV mais alta do mundo!

  A antena KVLY, com 628,8m de altura, é a antena mais alta existente e a segunda estrutura mais alta do mundo, atrás apenas do edifício Burj Khalifa, em Dubai, que tem 828m.



O KVLY-TV é uma torre transmissora de televisão localizada em Dakota do Norte, EUA, usada pelo canal 11 da estação KVLY-TV de Fargo.


  A KVLY-TV Tower, em Blanchard, Dakota do Norte, um município de 26 pessoas ao norte de Fargo. Com 2.063 pés (628,8 metros), é a estrutura mais alta do hemisfério ocidental e a quarta mais alta estrutura do mundo.



Em alguns países, torres de transmissão de TV como estas, desconhecidas, mas às vezes recordistas, mantém milhões de norte-americanos conectados. E como a nossa forma de ver TV está mudando, a indústria por trás dessas estruturas imponentes enfrenta tempos turbulentos.



 A KVLY Tower cresce para fora do campo plano como uma agulha. É tão estreita que é apenas uma linha vertical no horizonte até você chegar perto. Construída em 1963, foi a estrutura mais alta do mundo por muitos anos.

“A nossa população não é exatamente muito densa aqui, então você precisa cobrir uma grande área para chegar ao número suficiente de pessoas”, diz Doug Jenson, o engenheiro-chefe na afiliada da NBC, que transmite a partir da torre. Blanchard, Dakota do Norte, é “apenas um pontinho na estrada”, diz.



Um elevador sobe a maior parte do caminho para o topo.
“Você pode ver as formas da pradaria, e embora haja uma espécie de neblina no horizonte, é muito legal”, diz Jenson. “Especialmente quando você tem outra torre de 2.000 pés pela qual você pode olhar”.
É isso mesmo — a cinco milhas de distância da KVLY Tower, há uma segunda torre de TV que atinge 2.060 pés (627 metros).


 
A KVLY Tower perdeu seu título da estrutura mais alta do mundo pela primeira vez em 1974, depois da conclusão do Warsaw Radio Mast, que chegou a 2.121 pés. Mas essa torre caiu em 1991, e nunca foi reconstruída com a mesma altura. KVLY foi novamente a estrutura mais alta do mundo até 2008, quando o arranha-céu Burj Khalifa, de 2.722 pés, foi construído em Dubai.
O Burj, a Tokyo Sky Tree e a Shanghai Tower, finalizada em 2013, são as únicas outras estruturas do mundo que chegam a mais de 2.000 pés, de acordo com o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (em inglês: Council on Tall Buildings and Urban Habitat — CTBUH), o órgão oficial de arbitragem de edifícios e estruturas. Daniel Safarik, o editor de publicações do concelho, diz que seu grupo não acompanha torres de transmissão estaiadas. 
Em todo o mundo, outros arranha-céus estão próximos de ultrapassar a marca de 2.000 pés. A Kingdom Tower em Jedá, na Arábia Saudita, por exemplo, está projetada para alcançar um quilômetro de altura, ou 3.307 pés, em 2019.



Mas, em números absolutos de superaltas estruturas, os EUA bate todos os concorrentes. Isso se deve ao amor nacional pela televisão e pela topografia escancarada de grande parte do país. A maioria das torres estão situadas em localizações rurais, planas. Algumas são colocados estrategicamente para cobrir várias cidades, outras precisam ser tão altas por causa da baixa densidade populacional.


“Você também precisa de muito espaço para construir uma torre dessa altura, e as terras rurais são muito mais baratas”, diz Don Doty, CEO da Stainless LLC, a maior fabricante de torres altas de transmissão no país. (Cerca de metade das torres no país foram fabricados pela Stainless desde que a empresa foi fundada em 1947.)
 Torres de TV superaltas não são apenas um fenômeno rural, no entanto. Após os ataques de 11 de setembro, uma emissora de New York considerou a ideia de construir uma torre de transmissão com 2.000 pés a poucos quilômetros do centro de Manhattan, a fim de substituir a antena na torre norte do World Trade Center, que a maioria das estações de notícias locais utilizavam. Ao invés disso, decidiram usar a antena no topo do novo One World Trade Center.
Depois que um projeto de torre recebe aprovação da FCC, leva cerca de um ano para ser concluído. Enquanto a KVLY Tower custou US$ 50.000 para ser construída em 1963, uma torre simples de 2.000 pés hoje custa cerca de US$ 3 milhões. As partes da torre são fabricados fora do local e, em seguida, levantadas uma a uma. Finalmente, as antenas de transmissão são montadas e conectadas à torre, que é enfim ativada.


A indústria de construção de torres como um todo está se afastando da construção de antenas altas de TV. Muitas empresas estão focando em torres de celulares e dados sem fio, mais lucrativas, que possuem geralmente de 200 a 300 pés (60 a 90 metros).
“Nos últimos quatro ou cinco anos, houve realmente um ciclo de expansão neste setor”, diz Todd Schlekeway, o diretor-executivo da Associação Nacional de Montadores de Torres (em inglês: National Association of Tower Erectors — NATE), um grupo de indústrias. Em grande parte, isso é graças a operadoras de telefonia móvel que investem em redes 4G LTE.
Mas torres de radiodifusão (televisão e rádio) ficaram de fora do ‘boom’. “Já se viu a maior parte da força de trabalho migrar para trabalhos relacionados a telefonia celular”, ao invés de erguer novas torres de transmissão, diz Schlekeway.

 

 

 

 

Originalmente publicado por Casey Tolan 

3 comentários:

  1. É agora com o advento digital, estas estruturas realmente não terá mais vez, é uma pena....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amigo, com a evolução das telecomunicações, os sistemas estão trabalhando em frequências cada vez mais altas e com o auxílio dos satélites, estas torres serão cada vez mais difíceis de encontrar.

      Excluir
  2. É agora com o advento digital, estas estruturas realmente não terá mais vez, é uma pena....

    ResponderExcluir